18ª ExpoFrísia termina destacando a qualidade do gado holandês dos Campos Gerais do Paraná
Edição deste ano teve um robusto conteúdo técnico

A 18ª edição da ExpoFrísia, que aconteceu em Carambeí (PR), mobilizou um corpo técnico especializado e que destacou o cenário agropecuário. Organizado pela Cooperativa Frísia, o evento foi concluído com o julgamento da raça holandesa vermelha e branca e holandesa preta e branca.
“A ExpoFrísia 2025 é mais do que especial justamente por acontecer no ano do centenário. Dentro do nosso calendário de eventos, ela é um dos pontos altos. Aqui é onde podemos mostrar para a região e o mundo o que nós temos em casa, sendo uma oportunidade de relacionamento e de conhecimento de novas tecnologias. Ela também permite que a cooperativa, os cooperados e os nossos parceiros expositores sejam vistos e criem esse relacionamento”, afirmou o presidente da Cooperativa Frísia, Geraldo Slob.
A ExpoFrísia 2025 reuniu mais de 80 empresas expondo soluções em produtos e serviços, além de 15 expositores de animais que participaram com 107 vacas da raça holandesa preta e branca e 77 vermelha e branca.
Entre as atrações estava o Fórum de Sustentabilidade, em que foram discutidas as novidades para uma produção agropecuária que promova o equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia e a nova legislação de importação de alimentos na Europa. Também aconteceu a palestra magna do ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera, que falou sobre a modernização do agro e a competitividade do setor.
Durante o Fórum de Inovação, Fabio Viviurka Correia, head de Inovação da Ocepar, explicou o conceito da metodologia do Design Sprint, a importância de se ter um projeto estruturado em fases e como aplicá-lo na prática.
Julgamentos
“O cooperado é apaixonado pelo que faz, e faz com muito cuidado, com muita qualidade, com muita intensidade. Na feira, ele vem para confraternizar, para aprender e interagir com nossos fornecedores. Esse momento de julgamento do gado, da genética, é importante, pois é quando competem entre si. É um momento único, em três dias o cooperado está aproveitando ao máximo”, conta o superintendente da Frísia, Mario Dykstra.
O resultado na raça holandesa variedade preta e branca contou com: melhor criador e melhor expositor para Armando Rabbers, seguido de Adriaan Frederik Kok e Hendrek de Boer e Reinaldo de Boer; melhor afixo gado jovem com Fini, de Agropecuária Fini Ltda., Engenho do Lago, de João Guilherme Brenner, e C.R.A., de Robert Salomons; melhor criador gado jovem com Agropecuária Fini, João Guilherme Brenner e Robert Salomons.
Já o melhor afixo teve ARM, de Armando Rabbers, Adrimar, de Adriaan Frederik Kok, e Bur Jr., de Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. Como melhor expositor de gado jovem está Agropecuária Fini Ltda., João Guilherme Brenner e Robert Salomons.
Já o resultado da variedade vermelha e branca teve: melhor afixo com Bronkhorst, de Korstiaan Bronkhorst, Constentation, de Alessandro Dekkers e Marisa Caus, e RCH, de Raphael Cornelis Hoogerheide. Como melhor expositor gado jovem esteve Raphael Cornelis Hoogerheide, Henri Martinus Kool e Flavia Kool e Johannes Franke de Jong.
O melhor criador e expositor contou com Korstiaan Bronkhorst, Raphael Cornelis Hoogerheide e Adriaan Frederik Kok. Para melhor afixo gado jovem venceu RCH, de Raphael Cornelis Hoogerheide, H.F.K., de Henri Martinus Kool e Flavia Kool, e Klaas, de Agropecuária Salomons Ltda. Já melhor criador gado jovem contou com Raphael Cornelis Hoogerheide, Henri Martinus Kool e Flavia Kool e Johannes Franke de Jong
A ExpoFrísia ocorreu entre os dias 24 e 26 de abril e apresentou novidades sobre a pecuária leiteira do Brasil e tecnologia e soluções inovadoras para o campo.