Produção de tomate mantém qualidade
Alta oferta mantém preços estáveis e pouco vantajosos
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS, divulgado nesta quinta-feira (6), a produção de tomate na região de Caxias do Sul (RS) segue com boa sanidade, frutos de qualidade e produtividade satisfatória, mesmo com os desafios climáticos.
Apesar da sequência de dias chuvosos, menor incidência de radiação solar e temperaturas moderadas, os tomates apresentam bom calibre e coloração adequada, garantindo a qualidade dos frutos.
As lavouras precoces já estão em fase final de colheita, enquanto os cultivos de ciclo intermediário iniciam essa etapa. Já as lavouras de ciclo tardio entraram no estágio de frutificação.
O mercado segue com alta oferta, o que tem mantido a precificação estável e pouco atrativa para os produtores, que enfrentam custos elevados de mão de obra e insumos. O tomate do grupo longa vida está sendo comercializado, em média, a R$ 40,00 por caixa de 22 kg na propriedade.
Com a produtividade elevada, os agricultores aguardam possíveis mudanças no mercado que possam equilibrar os custos e melhorar a rentabilidade da cultura.