Safra do arroz avança com bom potencial produtivo
Falta de chuvas preocupa produtores na Fronteira Oeste
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/6109303b73fe4a349efa8d5109ff0c2f_858x483.jpg)
Segundo o boletim conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (13), a safra de arroz segue com bons índices de desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Atualmente, 16% das lavouras estão na fase vegetativa, enquanto 40% encontram-se em floração e 30% no estágio de enchimento de grãos. Já 12% das áreas estão em maturação fisiológica, e apenas 2% foram colhidos, com expectativa de intensificação da colheita a partir de março.
O desenvolvimento da cultura tem sido favorecido pela alta radiação solar, que contribui para o bom crescimento das plantas e reduz a incidência de doenças fúngicas. Apesar das altas temperaturas registradas, que podem impactar a qualidade e produtividade dos grãos, a resposta positiva das lavouras à luminosidade pode atenuar eventuais prejuízos.
Na região da Fronteira Oeste, a escassez de chuvas gera preocupação entre os produtores, especialmente em relação à redução dos reservatórios de água. O nível das barragens tem caído até 2 cm por dia, devido à combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.
Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a área cultivada no estado totaliza 927.885 hectares de arroz irrigado. A Emater/RS-Ascar estima uma produtividade inicial de 8.478 kg/ha, mantendo uma perspectiva positiva para a safra.