Colheita da soja avança em Mato Grosso, mas segue atrasada
Projeção do NOAA indica poucas chuvas na maior parte do estado
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/be13db9348bc4f3f97913754a68d2ef5_858x483.jpg)
Segundo a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita da soja em Mato Grosso atingiu 28,58% das áreas previstas até a última sexta-feira (07/02). O percentual representa um avanço de 16,38 pontos percentuais em relação à semana anterior, impulsionado pelas condições climáticas favoráveis, pela grande extensão de áreas prontas para colheita e pela infraestrutura de maquinário do estado.
Apesar do progresso, o ritmo da colheita ainda está atrasado em 22,92 pontos percentuais na comparação com a safra passada e 11,01 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.
Entre as regiões, o Médio-Norte de Mato Grosso registrou o maior avanço na última semana, com crescimento de 24,75 pontos percentuais, totalizando 41,11% da área colhida.
No entanto, o Imea destaca que, em algumas localidades, a soja está sendo colhida com umidade acima do normal, o que pode impactar a qualidade dos grãos.
Para os próximos sete dias, a projeção do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) indica poucas chuvas na maior parte do estado. Caso essa previsão se confirme, a tendência é que o ritmo da colheita continue acelerado, permitindo que os trabalhos avancem sobre as áreas ainda pendentes.