Roundup completa meio século como pilar da agricultura sustentável
Lançamento transformou radicalmete a dinâmica da produção agrícola
Há 50 anos, o lançamento do herbicida à base de glifosato Roundup transformou radicalmente a dinâmica da produção agrícola. Desde então, o produto da Bayer se consolidou como um componente insubstituível dos sistemas de cultivo, sendo peça-chave para o avanço de práticas sustentáveis, tais como o plantio direto.
"O Roundup é indispensável nos sistemas agrícolas brasileiros. Não temos, em termos de defensivo agrícola, outro ativo que seja tão relevante", afirma Matheus Palhano, Líder de Herbicidas da Bayer para a América Latina. Em entrevista, o executivo detalha os fatores por trás da longevidade dessa marca icônica, que completa seu jubileu de ouro em 2024.
Eficiência e Baixo Custo
Um dos principais pilares do sucesso do Roundup é sua comprovada eficácia no controle das principais plantas daninhas presentes nas lavouras brasileiras. "Ele tem um espectro muito grande, mantém a eficiência em uma quantidade muito grande de espécies de plantas daninhas, seja monocotiledôneas, seja dicotiledôneas", destaca Palhano.
Além disso, com o passar dos anos, o Roundup se consolidou como uma opção herbicida de baixo custo para os produtores. "Ele tem um baixo curso de produção, o que o torna o melhor herbicida na perspectiva de custo-benefício", afirma o executivo.
Versatilidade e Flexibilidade
Outro fator essencial foi a versatilidade do Roundup, que permite seu uso sem causar danos residuais no solo. "Você pode utilizá-lo e plantar culturas que não sejam geneticamente modificadas para tolerar o herbicida", explica o Líder de Herbicidas da Bayer para a América Latina.
Essa característica, aliada à sua alta eficiência, foi fundamental para a adoção do plantio direto no Brasil. "Ele proporcionou que o agricultor pudesse trocar a gradagem que ele fazia antigamente para controlar as plantas daninhas, por esse manejo que hoje ele é a base do plantio direto", destaca o Palhano.
Qualidade e Confiabilidade da Marca
Ao longo das décadas, a Bayer investiu continuamente no aperfeiçoamento das formulações do Roundup, acompanhando a evolução tecnológica do mercado. "Se a gente parar para analisar a tecnologia e a qualidade de formulações que nós tínhamos lá na década de 80, para o que nós temos hoje, é uma diferença gigantesca", ressalta o executivo.
Atualmente, a marca Roundup conta com quatro diferentes formulações líquidas e sólidas, com teores de ingrediente ativo que variam de 480g/L a 720g/kg. Essa diversidade de opções é apontada como um diferencial competitivo único no mercado.
Além disso, Palhano destaca a fabricação local do produto pela Bayer como garantia de confiabilidade de abastecimento, fator essencial para um insumo tão importante para a produção agrícola nacional. "O fato da Bayer ter a fabricação de Roundup no Brasil, traz segurança para o agricultor brasileiro de saber que ele vai poder contar com a disponibilidade desse produto todo ano", afirma ele.
Sustentabilidade e Gestão de Carbono
Ao longo das últimas décadas, o Roundup também se consolidou como um aliado essencial da sustentabilidade na agricultura brasileira. Sua adoção massiva viabilizou a disseminação do plantio direto, prática conservacionista que reduz significativamente a emissão de gases de efeito estufa.
"A utilização hoje de práticas conservacionistas no solo é essencial para a gestão de carbono assim como a utilização de plantio de cobertura para a gente fixar cada vez mais carbono dentro do solo", destaca o Líder de Herbicidas da Bayer para a América Latina.
O executivo também destaca a segurança do produto: “É um produto de 50 anos, ou seja, é o ativo que mais foi estudado no mundo inteiro. Existem mais de 100 aprovações regulatórias de diferentes países e dezenas de milhares de publicações científicas atestando a sua segurança”.
Futuro Promissor
Mesmo após 50 anos de trajetória de sucesso, o executivo da Bayer enxerga um futuro ainda mais promissor para o Roundup no Brasil. Nos próximos 10 anos, a empresa planeja lançar pelo menos três novas formulações, com avanços tecnológicos em surfactantes e sais.
"Roundup vai continuar sendo a base do manejo de plantas daninhas nos sistemas agrícolas. É muito difícil termos uma combinação de fatores como tem o glifosato, que é um produto de baixo custo de produção, de excelente performance, de alto espectro de controle e com uma baixíssima toxicidade", resume Palhano.[MP1]
Com seu histórico de inovação e sua posição estratégica no sistema produtivo nacional, o Roundup segue se consolidando como um pilar insubstituível da agricultura brasileira, contribuindo decisivamente para sua sustentabilidade e produtividade nas próximas décadas.