CI

Irriga Mais RS é realizado em São Francisco de Assis

Evento foi realizada nesta quinta-feira (03.04)



Foto: Divulgação

O seminário para apresentar as regras do Programa de Irrigação (Irriga Mais RS), que está com edital aberto, foi realizado nesta quinta-feira (03/04) em São Francisco de Assis, na Região Central do Estado. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) é aumentar em 33% a área irrigada no Rio Grande do Sul, o equivalente a cem mil hectares.

Criado em março do ano passado, o Irriga Mais RS oferece 20% do valor do projeto de irrigação, limitado a R$ 100 mil por pessoa. Em quatro anos, o Governo do Estado espera ter repassado R$ 213,2 milhões a projetos de irrigação no Rio Grande do Sul.

“O programa de irrigação continua no Estado a todo vapor. Estamos com 750 projetos encaminhados, que vão irrigar mais de 10 mil hectares”, comemorou o secretário da Seapi, Clair Kuhn.

Conforme o extensionista Rural da Emater/RS-Ascar Mauro Lançanova, existem dois projetos elaborados pela Instituição e em funcionamento em São Francisco de Assis.

PROGRAMAÇÃO

O secretário da Seapi, Clair Kuhn, apresentou o Programa de Irrigação, suas regras e benefícios. Na sequência, houve a apresentação de resultados, pelo coordenador do programa de irrigação da Seapi, Paulo Lipp; seguido de uma explanação sobre as normas ambientais de outorga e licenças, com Carlos Gabriel Nunes, da Emater/RS-Ascar. Ao final, foram apresentados dois casos, o primeiro de irrigação por aspersão e gotejamento na produção de milho, tabaco, melão e melancia. O segundo é um caso de irrigação por aspersão com pivô central, experiência da Agrotop/Fockink com projetos da fronteira oeste.

IRRIGAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

As principais culturas irrigadas na safra de 2023/24 foram:

- Arroz, com 99,9% de percentual irrigado e uma área de 900.203 hectares;

- Soja, com 3,2% de percentual irrigado e área de 214.065 hectares;

- Milho (grão), com 15% de percentual irrigado e área de 121.837 hectares;

- Feijão(2ª safra), com 14% de percentual irrigado e área de 3.065 hectares;

- Milho (silagem), com 1,1% de percentual irrigado e área de 4.015 hectares;

- Tabaco, com 1,6% de percentual irrigado e área de 2.372 hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.