Quais as vantagens de comer carne?
Os autores alertam para a necessidade de mais pesquisas
Alessandro Medeiros, atleta de Ultraman, seguiu uma dieta exclusivamente carnívora por cinco anos, apresentando melhorias significativas em sua saúde e desempenho. Estudo de caso apresentado como TCC na Faculdade Morgana Potrich revelou redução de inflamações, maior eficiência metabólica e ventilatória, e uma microbiota intestinal saudável, mesmo sem fibras de frutas e verduras. O atleta, acompanhado por profissionais de saúde, relatou melhor recuperação muscular e aumento de desempenho em provas de longa duração.
“Os estudantes usaram os exames realizados ao longo dos cinco anos de acompanhamento para determinar as mudanças que a alimentação exclusivamente carnívora trouxe ao atleta. Os resultados foram positivos e até mesmo surpreendentes, principalmente, em relação à microbiota intestinal, uma vez que Medeiros se alimenta unicamente de carne, sem ingestão de fibras encontradas em frutas e verduras”, pontua Letícia Moreira, especializada em dietas low carb, cetogênica e carnívora.
Embora os resultados sejam promissores, os autores alertam para a necessidade de mais pesquisas antes de generalizar os benefícios da dieta carnívora. O acompanhamento de Medeiros será intensificado durante o Campeonato Mundial de Ultraman, onde ele competirá em jejum.
“Casos como o do Medeiros devem ser acompanhados por profissionais da saúde, para que seja analisada a evolução do organismo. É importante reforçar que é sempre recomendado que a pessoa passe por um acompanhamento, tendo em vista a importância da análise de saúde quando se trata de alimentação carnívora estrita”, finaliza a nutricionista.