CI

Proposta de antecipação do vazio sanitário da soja ganha força no Paraná

A sugestão será encaminhada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)



Foto: Pixabay

Segundo o informado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento Paraná, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promoveu, nesta quarta-feira (28), o fórum “Proposta de vazio sanitário e calendário de semeadura da soja - Safra 2025/26”, realizado no auditório do Sistema-Faep, em Curitiba. O encontro concluiu pela necessidade de antecipar em 12 dias o período do vazio sanitário na região Sudoeste do estado.

A sugestão será encaminhada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) até 31 de janeiro de 2025 para avaliação e possível aprovação. Atualmente, os municípios do Sudoeste, classificados como Região 3, são os últimos a iniciar o período de vazio sanitário no estado. Com a proposta, a Região 3 começaria o período em 10 de junho de 2025, encerrando-se em 10 de setembro.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

De acordo com a Secretaria, o vazio sanitário é um período em que não se permite o cultivo ou manutenção de plantas vivas de soja no campo, visando combater o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. Considerada a principal doença da soja, a ferrugem pode gerar graves impactos na produtividade e elevados custos de controle.

A Adapar é responsável pela fiscalização no Paraná, monitorando o cumprimento do vazio sanitário. Os produtores que não erradicarem as plantas vivas de soja durante o período estarão sujeitos a penalidades previstas na legislação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.