Ásia: série de tufões compromete armazenamento de arroz
Tufão Man-Yi causa perdas de infraestrutura agrícola nas Filipinas
Segundo dados com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma sequência de eventos climáticos extremos tem afetado o Sudeste Asiático, com destaque para o tufão Man-Yi, que atingiu o norte das Filipinas, causando danos em uma das principais regiões produtoras de arroz do país. Esse foi o quarto tufão a atingir a área em menos de duas semanas, trazendo ventos de 105 nós e sendo classificado como um tufão violento pelo Centro Meteorológico Regional Especializado no Japão.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Durante o período, a precipitação semanal na região chegou a 200 mm em alguns locais, acumulando 600 mm de chuva no mês devido à sequência de tempestades. Apesar de a maior parte do arroz da estação principal já ter sido colhida, perdas foram registradas devido aos danos em instalações de armazenamento.
Enquanto o norte das Filipinas enfrentava condições severas, o restante do país teve chuvas mais moderadas, com precipitações de até 50 mm, permitindo a manutenção de condições relativamente normais em outras áreas agrícolas.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Na Malásia, chuvas torrenciais de até 400 mm na península interromperam a colheita de óleo de palma, embora não tenham causado impactos na produtividade. Já na Indonésia, as chuvas generalizadas em Java, variando de 25 a 300 mm, continuam sustentando o arroz da estação principal. A precipitação sazonal em Java está 115% acima do normal, refletindo uma melhoria significativa em relação ao início ruim da temporada chuvosa no ano passado.