CI

RS: cevada apresenta menor queda entre grãos de inverno

A maior parte da produção foi destinada à indústria cervejeira



Foto: Canva

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS, divulgado nesta quinta-feira (5), a colheita da safra de cevada foi finalizada no Rio Grande do Sul. A área cultivada atingiu 34.398 hectares, mas a estimativa final de produtividade ficou abaixo das projeções iniciais. Com uma redução de 6,62% em relação à previsão inicial, a produção final é estimada em 110.219 toneladas, com rendimento médio de 3.204 kg por hectare.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Embora a produtividade tenha sido inferior ao esperado, a cevada foi a cultura de inverno que registrou a menor queda entre os grãos. As melhores produções ocorreram nas áreas de topografia elevada do Planalto, na região nordeste do Estado, onde as condições climáticas favorecem o cultivo, conforme o apontado no informativo.

De acordo com a Emater/RS, a maior parte da produção foi destinada à indústria cervejeira, com 95% dos cultivos classificados como aptos para malteação. No entanto, os grãos desclassificados apresentaram problemas como insuficiência no calibre e no poder germinativo, não atendendo aos padrões técnicos exigidos pela indústria. O preço médio da cevada de primeira classe para a indústria cervejeira na região de Erechim foi de R$ 80,00 por saca de 60 quilos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.