PR: preço do leite volta a subir em setembro
Clima afeta produção e preço do leite, aponta Deral
Segundo os dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 27 de setembro a 3 de outubro, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), após uma queda no preço médio do leite em agosto, o mercado registrou uma recuperação atípica em setembro, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). O valor pago ao produtor atingiu R$ 2,76 por litro, posto na indústria, recuperando o patamar do mês anterior.
Esse aumento foi impulsionado por adversidades climáticas que reduziram a captação de leite pelos laticínios no Paraná. A estiagem, que elevou os custos e afetou a produção, mostrou sinais de alívio em setembro, mas as principais regiões produtoras ainda enfrentaram um déficit hídrico entre 40 e 50 mm.
Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), aescassez de chuvas nas áreas de produção refletiu diretamente nos preços ao consumidor. De acordo com a pesquisa de varejo do Deral, o leite em pó registrou aumento de 2,75%, enquanto o leite longa vida subiu 0,64%. Comparado ao mesmo período de 2023, esses produtos estão significativamente mais caros, com altas de 9,77% e 25,55%, respectivamente.