Precipitação mostra melhoras para cultivos de milho e soja
Rio Grande do Sul continua enfrentando uma seca anormal em algumas partes do estado
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, na última terça-feira (7), o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, destacando as condições climáticas no Brasil. De acordo com o relatório, a precipitação na região Centro-Oeste diminuiu ligeiramente, com totais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul geralmente abaixo de 25 mm. Contudo, a umidade do solo permaneceu favorável para o desenvolvimento do milho e soja de primeira safra, com os totais de precipitação sazonal continuando próximos da média, muito superiores aos níveis baixos do ano passado, que registraram 46% do normal.
Por outro lado, o Rio Grande do Sul continua enfrentando uma seca anormal em algumas partes do estado. Apesar de os totais de precipitação sazonal no estado (425 mm) estarem em média próximos do normal, ainda são bem inferiores ao ano passado, quando foram registrados 971 mm. Em contraste, as áreas de cultivo de verão nas demais regiões do Brasil receberam chuvas favoráveis, variando entre 25 mm e 100 mm, o que tem contribuído para o bom desenvolvimento das culturas.
Em relação ao avanço das lavouras, o USDA indicou que quase metade da produção de milho de primeira safra no Brasil estava em estágio vegetativo, com algumas áreas já iniciando a colheita da primeira safra. A soja, por sua vez, está avançando principalmente pela fase de reprodução. As temperaturas no país permaneceram, em média, próximas dos níveis normais, o que tem contribuído para o progresso das culturas.