CI

Confira o panorama das colheitas na Argentina

A soja, por exemplo, tem mostrado uma boa evolução



A soja, por exemplo, tem mostrado uma boa evolução A soja, por exemplo, tem mostrado uma boa evolução - Foto: Leonardo Gottems

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou a redução da projeção de produção de sorgo para 3 milhões de toneladas, devido a uma série de fatores climáticos que afetaram as principais regiões produtoras do país. A seca intensa no Nordeste Argentino (NEA) e no norte de Santa Fe resultou em perdas significativas de produtividade, com estimativas de queda de 37% no rendimento dessa região, onde a produção é responsável por cerca de 46,8% da área total de cultivo. Este cenário levou a BCBA a ajustar suas previsões, com uma redução de 9,1% em relação à estimativa anterior.

No entanto, outras culturas apresentam desempenhos melhores. A soja, por exemplo, tem mostrado uma boa evolução em algumas regiões, especialmente no Núcleo e em Córdoba, onde a colheita está prestes a começar. A soja de primeira está entrando no período de maturação fisiológica, com 50% das lavouras avançando conforme o esperado. Já a soja de segunda está em estágios R4 e R5, com mais de 80% das áreas mostrando condições normais a excelentes.

A produção de milho também segue em bom ritmo, com 19,2% da área nacional já colhida, um avanço de 13,2 pontos percentuais em relação ao ano passado. A maior parte dessa produção é resultado de semeadura antecipada e ciclos mais curtos devido ao estresse hídrico ocorrido durante o enchimento dos grãos. Mesmo assim, a BCBA manteve sua previsão de produção de milho em 49 milhões de toneladas.

Por fim, o girassol apresenta avanços significativos na colheita, com 58,9% da área já colhida, embora ainda exista um atraso de 16,1 pontos percentuais em relação ao ano passado. O bom rendimento observado nas lavouras tem alimentado as expectativas positivas, podendo até resultar em um aumento na projeção de produção, caso as condições se mantenham favoráveis nas próximas semanas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.