CI

RS: preços do arroz sobem enquanto semeadura avança lentamente

Clima favorece plantio de arroz no Oeste, mas atrasa Campanha



Foto: Divulgação

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar, o plantio de arroz no Rio Grande do Sul segue em ritmo lento devido à alta frequência de chuvas nas regiões Leste e Sul do estado, que prejudicam o manejo do solo e o uso de maquinário agrícola. Nessas áreas, a umidade excessiva tem dificultado o avanço da semeadura, limitando o progresso esperado para a safra. Já nas regiões Oeste, onde os volumes de chuva foram menores e os intervalos mais longos, o plantio tem avançado de forma satisfatória, aproveitando condições climáticas mais estáveis e secas.

O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) estima que serão cultivados 948.356 hectares de arroz nesta safra, com uma produtividade projetada pela Emater/RS-Ascar de 8.478 kg/ha.

Segundo o informativo, na região administrativa de Bagé, na Fronteira Oeste, o clima tem favorecido o cultivo. O calor e a baixa incidência de chuvas permitiram que o solo atingisse uma temperatura adequada para a semeadura, germinação e emergência das plantas, além de facilitar a aplicação de herbicidas e a realização de preparos mecanizados. Em municípios como Alegrete e Uruguaiana, a semeadura já avançou significativamente, com 11% e 30% da área prevista já plantada, respectivamente. As demais áreas estão em boas condições para serem semeadas até a primeira quinzena de novembro, dentro da janela ideal. Em São Borja, 20% da área foi plantada sem maiores problemas.

Por outro lado, na região da Campanha, as fortes chuvas do início de outubro atrasaram o andamento das semeaduras. Em Dom Pedrito, apenas 3% dos 38 mil hectares projetados foram semeados devido às condições adversas.

Na região de Pelotas, a semeadura também está em fase inicial, com as primeiras áreas sendo plantadas em Jaguarão, Pedro Osório, Rio Grande e São Lourenço do Sul, representando apenas 1% do total previsto. As chuvas no início do período interromperam o plantio, mas os dias ensolarados a partir de 02 de outubro permitiram que as operações fossem retomadas em áreas com drenagem adequada.

Na região de Santa Maria, as condições climáticas melhoraram, acelerando o processo de semeadura, que passou de 2% para 15% da área projetada. Já em Soledade, o progresso foi mais lento devido às chuvas intensas, mas cerca de 7% da área destinada ao arroz pré-germinado já foi plantada, uma prática que não é prejudicada pela alta umidade do solo.

Na comercialização, o valor médio da saca de 60 quilos de arroz teve um aumento de 0,98%, subindo de R$ 115,97 para R$ 117,11, segundo levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.