CI

Sintomas da mancha de phoma no cafezal

Doença causa desfolha e seca de ramos do café



Foto: Divulgação

A mancha de phoma, também conhecida como requeima, é uma doença causada por fungos do gênero Phoma que pode comprometer a produtividade do cafezal. O alerta é do engenheiro agrônomo João Leonardo Corte Baptistella, em uma publicação no Blog da Aegro.

Baptistella explica que as espécies de maior relevância para a cultura do café são a Phoma tarda e a Phoma costarricensis. A doença apresenta maior incidência em regiões com "ventos fortes e altitude elevada (acima de 1000 m), alta umidade e temperaturas próximas a 20 ºC". O engenheiro agrônomo ressalta que "o florescimento do cafezal é o período mais suscetível para a ocorrência da doença".

Os sintomas da mancha de phoma são visíveis em toda a parte aérea da planta, manifestando-se inicialmente nas folhas mais novas. Segundo Baptistella, a doença causa "desfolha da planta e seca dos ramos". Além disso, provoca "deformações e lesões necróticas nas folhas, flores e frutos", podendo levar à "morte de brotações novas, botões florais e a mumificação dos chumbinhos", o que impacta diretamente a produtividade.

O controle da mancha de phoma, conforme a publicação, envolve a adoção de práticas culturais e o controle químico. Baptistella sugere algumas medidas para o manejo da doença no cafeeiro, incluindo o "uso de mudas certificadas", "maior espaçamento de plantio", "adubação balanceada" e a "instalação de quebra-ventos".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.