Clima úmido e quente marca a semana na Europa
Clima úmido garante umidade adequada para culturas de inverno
De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin divulgado nesta terça-feira (14) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o clima predominante na Europa durante o período de monitoramento foi marcado por temperaturas altas e umidade em grande parte do continente. No entanto, a chegada de uma frente fria no final da semana trouxe neve e temperaturas baixas para várias regiões.
As temperaturas médias variaram de 2°C a 6°C acima do normal na maior parte da Europa continental, com picos de até 9°C acima da média no Vale do Danúbio. Em contraste, o Reino Unido e o norte da Escandinávia registraram temperaturas de 3°C a 8°C abaixo da média. No final da semana, uma massa de ar frio deslocou-se para o sul, acompanhada por chuvas e neve generalizadas em países como França, Alemanha, Polônia e os Bálcãs ocidentais, garantindo umidade suficiente para as culturas de inverno em dormência, como grãos e oleaginosas.
Regiões historicamente secas, como Espanha e norte da Itália, receberam chuvas que aliviaram parcialmente a falta de umidade, com volumes variando de 1 mm a mais de 40 mm em áreas localizadas. Já a Hungria, especialmente no sudoeste (Transdanúbia), continuou enfrentando índices de precipitação críticos, com apenas 32% do volume normal desde 1º de outubro – o menor em 30 anos.
Embora a seca ainda afete algumas áreas, como a Hungria, os impactos sobre as culturas de inverno são considerados mínimos durante os meses frios, uma vez que a demanda hídrica das plantas permanece baixa. O relatório ressalta que a chuva na primavera será fundamental para assegurar o desenvolvimento e o rendimento das colheitas quando saírem da dormência.