Chuvas afetam colheita e qualidade do chuchu
Produtores têm lidado com a queda dos frutos prontos para colheita
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na última quinta-feira (16/05), a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Lajeado, em Alto Feliz, enfrenta sérios transtornos na cultura do chuchu devido às intensas chuvas. No momento em que a cultura está em desenvolvimento vegetativo, frutificação e colheita da segunda safra, os produtores têm lidado com a queda dos frutos prontos para colheita, resultando em perda de qualidade.
Os produtores que não possuem gerador foram severamente afetados pela falta de energia elétrica, impedindo o armazenamento do chuchu em câmaras frias. Além disso, muitas estradas ficaram obstruídas, impossibilitando o escoamento da produção.
O excesso de chuvas e a alta umidade estagnaram o desenvolvimento da safra, impedindo a floração e a formação de novos frutos. O período da safra, que deveria se estender até junho ou até as primeiras geadas, está comprometido. Muitas plantas estão murchando devido ao solo encharcado por longos períodos. A situação fitossanitária é preocupante, com aumento das doenças fúngicas, e os produtores estão impossibilitados de entrar nos pomares para realizar tratamentos.
Segundo relatos dos produtores, a caixa de 20 quilos de chuchu foi comercializada entre R$ 30,00 e R$ 35,00.