Estabilidade no preço do café arábica contrasta com ritmo acelerado de colheita e exportações recordes
Em maio de 2024, o Brasil exportou 4,396 milhões de sacas de café
Os preços do café arábica têm se mantido estáveis, em torno de R$ 1.300 por saca de 60 kg, desde o início de junho, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Embora a colheita no Brasil esteja em bom ritmo e o número de lotes da nova safra prontos para negociação tenha aumentado, a liquidez no mercado spot permanece lenta.
Além disso, pesquisadores do Cepea destacam que fatores como a desvalorização do Real e o clima seco no Vietnã têm influenciado as cotações internas e externas do café, tanto do arábica quanto do robusta. A baixa oferta de robusta do Vietnã, em particular, tem impulsionado as exportações brasileiras, que atingiram volumes recordes.
Em maio de 2024, o Brasil exportou 4,396 milhões de sacas de café (incluindo café verde e industrializado), o maior volume já registrado para o mês, conforme a série histórica do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), iniciada em 1990. No acumulado dos 11 meses da safra atual, as exportações somaram 43,7 milhões de sacas, aproximando-se do recorde histórico de 45,7 milhões de sacas alcançado em 2020/21.