CI

Movimento de alta deve continuar nos preços do milho

Plantio de milho no Brasil atingiu 65,1% da área estimada



Foto: Agrolink

Segundo a Análise do Especialista divulgada pela Grão Direto nesta segunda-feira (09), o mercado do milho apresentou movimentos importantes na última semana, com destaque para revisões nas projeções de exportação brasileira e avanços no plantio. De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a previsão para dezembro de 2024 foi ajustada para 3,6 milhões de toneladas, bem abaixo das 6,6 milhões exportadas no mesmo mês de 2023.

Nessa semana, o plantio de milho no Brasil atingiu 65,1% da área estimada até o início de dezembro, com destaque para o Paraná, onde as operações já foram concluídas, segundo dados da Conab.

No cenário global, o relatório de oferta e demanda projeta a produção brasileira em 127 milhões de toneladas. Na Argentina, o volume foi ajustado para 51 milhões de toneladas devido a condições climáticas adversas, enquanto os Estados Unidos devem alcançar 348,75 milhões de toneladas, com estoques finais de 34,08 milhões. A previsão mundial de produção de milho pelo USDA é de 1,217 bilhão de toneladas, com leve redução nos estoques.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

De acordo com a análise, após 25 anos de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia promete retirar gradualmente tarifas de importação para produtos agropecuários, incluindo o milho. A aprovação do pacto abriria novas oportunidades de exportação para o cereal brasileiro no mercado europeu, fortalecendo sua presença internacional.

As operações de transporte de soja e milho pelos rios Tapajós e Madeira foram retomadas após interrupções causadas pela seca severa. Essas hidrovias são cruciais para o escoamento da produção do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte. Durante a paralisação, a logística foi redirecionada para portos das regiões Sudeste e Sul, elevando os custos. Com a retomada e a expectativa de chuvas contínuas, os fluxos de exportação devem ser normalizados, reduzindo despesas operacionais.

No mercado financeiro, análises gráficas indicam continuidade do movimento de alta nos preços do milho, com possibilidade de superar a marca dos R$ 75,00 na B3. Esse cenário reflete diretamente nos valores praticados no mercado físico em diversas regiões do país, conforme a análise da Grão Direto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.