Baixa procura por feijão no início do mês
Esse comportamento do consumidor teve reflexo direto no campo
Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de feijão e Pulses (IBRAFE), o varejo demonstrou pouca demanda no primeiro final de semana do mês, contrariando as expectativas de vendas para o período. Um supermercado localizado no interior de São Paulo relatou que, neste último final de semana, o volume de vendas de feijões premium ficou 40% abaixo do previsto.
A rede, que possui 15 lojas, informou que está acompanhando o comportamento dos consumidores ao longo desta semana para avaliar a situação com mais precisão. Tradicionalmente, o primeiro final de semana do mês é caracterizado pelo aumento na procura dos consumidores, que buscam reabastecer suas despensas, mas, de acordo com o diretor da rede, é necessário observar como as vendas se comportarão nos próximos dias para formar uma análise mais detalhada sobre o cenário.
Esse comportamento do consumidor teve reflexo direto no campo. Até a metade da semana anterior, as vendas estavam alinhadas com o esperado para o período e havia um planejamento para recomprar produtos nesta semana, no entanto, diante da retração nas vendas, essas aquisições foram adiadas. Situações como essa acabam gerando a percepção de que há um grande volume de Feijão disponível no mercado, o que faz com que os corretores ampliem suas ofertas para um número maior de compradores, multiplicando as opções no mercado e intensificando a competição entre eles.
Diante disso, o setor está atento para verificar se essa tendência de baixa demanda persistirá ao longo da semana ou se haverá uma recuperação das vendas nos próximos dias. Monitorar o comportamento dos consumidores e do mercado é fundamental para evitar excesso de oferta e garantir um equilíbrio entre demanda e disponibilidade de produto.