CI

Os perigos da requeima em cultivos da batata e do tomate

No século XIX essa doença contaminou plantações de batata por toda a Europa


É essencial que o agricultor monitore sua lavoura É essencial que o agricultor monitore sua lavoura - Foto: Pixabay

A requeima, causada pelo fungo Phytophthora infestans, se espalha rapidamente em lavouras de tomate e batata sob condições de baixas temperaturas (12°C a 18°C) e alta umidade (acima de 90%), especialmente em áreas densamente plantadas. Segundo a Embrapa, as perdas na produção de batata podem variar de 10% a 50%, e no tomate, de 20% a 70%, podendo chegar a 100% em casos graves, dependendo das condições climáticas e de manejo.

É essencial que o agricultor monitore sua lavoura para evitar a disseminação da requeima, prestando atenção aos sintomas como manchas irregulares e escuras nas folhas, que aumentam com alta umidade e baixas temperaturas, levando à necrose dos tecidos e morte dos folíolos. Nos frutos de tomate, surgem manchas marrons com aspecto oleoso, causando podridão dura. Nos tubérculos de batata, as lesões são castanhas e superficiais, com necrose irregular e aparência granular.

O engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Marcos Vilhena, destaca que devido à alta disseminação e poder destrutivo, é necessário agir no momento certo. “A requeima é uma infestação silenciosa, que muitas vezes só é detectada quando já está disseminada. Por isso, é essencial manter um manejo integrado e preventivo”.

“Para se ter uma ideia, no século XIX essa doença contaminou plantações de batata por toda a Europa, marcando principalmente a história da Irlanda como responsável pela grande fome, período que dizimou 25% da população. Atualmente, a requeima ainda persiste nas lavouras em todas as regiões produtoras do Brasil, sendo considerada a doença mais agressiva para a cultura da batata”, explica Vilhena.

A IHARA oferece soluções inovadoras para o manejo da requeima, com produtos destinados a diferentes níveis de incidência da doença, desde a prevenção até o combate de focos severos. Para o manejo preventivo, o fungicida de proteção ABSOLUTO FIX é recomendado. Este fungicida possui ação multissítio e forte fixação nas folhas, proporcionando segurança e um amplo espectro de ação contra fungos. Ele deve ser aplicado em condições climáticas desfavoráveis à doença, como alta temperatura e baixa umidade, antes que o patógeno infecte a planta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.