Nematoide das lesões radiculares: conheça os sintomas
Nematoides injetam secreções tóxicas nas células das raízes
De acordo com a engenheira agrônoma Gressa Chinelato, em publicação no Blog da Aegro, os nematóides são vermes microscópicos que desempenham um papel essencial no ciclo de nutrientes do solo, mas também podem causar grandes prejuízos à agricultura ao parasitarem plantas. Com mais de 25 mil espécies descritas, esses organismos podem ser encontrados no solo, água doce, água salgada, e como parasitas de animais e humanos.
O Pratylenchus, conhecido como nematoide das lesões radiculares, é uma das espécies de maior impacto na agricultura brasileira. Esse tipo de nematoide possui forma filiforme e movimento intenso, características presentes tanto nas fases jovens quanto adultas. As fêmeas depositam seus ovos no solo ou nas raízes das plantas, iniciando o parasitismo a partir do estágio J2, conforme dados do Blog da Aegro.
Segundo a publicação, durante o processo de alimentação, os nematoides injetam secreções tóxicas nas células das raízes, causando morte celular. Isso resulta em lesões necróticas que comprometem o sistema radicular e afetam o desenvolvimento das plantas. Entre as espécies mais comuns no país estão:
- Pratylenchus coffeae
- Pratylenchus brachyurus
- Pratylenchus zeae
O P. brachyurus afeta uma ampla gama de culturas, como soja, arroz, cana-de-açúcar, trigo, milho, sorgo e algodão, podendo causar perdas de até 50% na produtividade de grãos de soja.
- Principais Sintomas do Pratylenchus
- Redução do sistema radicular;
- Lesões nas raízes;
- Redução na produção;
- Ocorrência em reboleiras.