SC: fertilizante organomineral impulsiona produção de cebola
Santa Catarina lidera produção nacional de cebola
Santa Catarina, líder nacional na produção de cebola com 33% do volume total, continua apostando em tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para otimizar sua produção e manter a posição de destaque no setor.
A principal área produtora do estado está localizada no Vale do Itajaí, mais especificamente na microrregião de Ituporanga. Lá, o uso de fertilizantes organominerais, como o Minerplant, tem se destacado como uma solução eficiente para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do solo.
O produtor Salésio Horst, de Ituporanga, vem adotando o Minerplant em sua propriedade de forma gradual e já percebe os resultados. Desenvolvido pela empresa Terraplant, de Chapecó (SC), o produto combina matéria orgânica e mineral para proporcionar maior eficiência no fornecimento de nutrientes e melhorias no solo. “Comecei usando em 2 ha e fazendo testes, e observei que nestas áreas obtive os melhores resultados da lavoura. Com isso, fui aumentando a área e hoje uso a tecnologia da Terraplant nos 40 hectares de cultivo da cebola”, conta Horst.
O fertilizante foi desenvolvido com uma porção orgânica e outra mineral, fornecendo quantidade adequada de macro e micronutrientes ao solo. Com isso, proporciona às culturas uma alta concentração de N-P-K de forma imediata, potencializada pela ação mineral, e o equilíbrio nutricional da porção orgânica, com liberação gradual. A tecnologia embarcada ao produto melhora a estrutura física, química e biológica do solo, contribuindo para melhor resiliência da planta, resultando em solos e grãos mais saudáveis.