Show Rural 2025: soluções em proteção de cultivos e sementes
Antecipando tendências e necessidades do campo, Syngenta traz soluções
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/be0a2a5096ff474db493a357dbcef868_858x483.jpg)
Até sexta-feira, 14,, o munícipio de Cascavel (PR) deve receber cerca de 360 mil pessoas para participar da 37ª edição do Show Rural Coopavel – evento que costuma reunir agricultores, profissionais da agroindústria, além de famílias e de pessoas interessadas em conhecer as novidades do setor. Em mais uma edição, a Syngenta, líder global em soluções agrícolas e reconhecida por sua inovação, leva à feira seu portfólio completo de tecnologias de alta performance, desenvolvidas para apoiar agricultores brasileiros no enfrentamento dos desafios típicos de nossa agricultura tropical.
Ao todo, a companhia conta com quatro estandes na feira: um deles com foco em Proteção de Cultivos e outros três dedicados ao negócio de sementes, com as marcas Nidera, Sementes NK e Golden Harvest.
Os visitantes do estande destinado ao portfólio de proteção de cultivos terão a oportunidade de conhecer de forma inovadora soluções como o FLEXSTAR™ GT – herbicida seletivo com ação sistêmica para aplicação em pós-emergência, desenvolvido com foco na cultura da soja, além de outros destaques, como o reconhecido inseticida para o cultivo do milho ENGEO PLENO® S; as soluções fungicidas ALADE® e MITRION® para auxiliar no enfrentamento de doenças da soja, além dos herbicidas EDDUS®, para soja, e CALARIS®, para o milho e para o manejo antecipado da soja.
Visitantes do estande da Syngenta poderão participar de ativações sobre VERDAVIS®, inseticida acaricida para as culturas do milho e soja, composto por dois ativos altamente eficazes, PLINAZOLIN® technology e Lambda Cialotrina, e que possui múltiplas características que, em sinergia, proporcionam mais choque, mais espectro de atuação e mais dias de controle. O produto inaugura um novo conceito de choque, pois além do tradicional efeito de knock-down (queda da praga), paralisa, de imediato, o processo de alimentação das pragas.
Ampliação do portfólio de biológicos
Uma pesquisa divulgada recentemente pela CropLife Brasil mostra que o mercado de bioinsumos cresceu 15% na safra 2023/2024, em comparação à anterior. O estudo demonstra ainda que, nos últimos três anos, o segmento evoluiu a uma taxa média anual de 21%, percentual quatro vezes acima da média global. Isto reforça que o mercado de biológicos no Brasil está em um momento de expansão acelerada, refletindo a abertura do agricultor brasileiro para o uso combinado de tecnologias químicas e biológicas, mirando em produtividade e sustentabilidade.
Essa crescente abertura para o uso de produtos biológicos reforça a estratégia que envolve a criação da Syngenta Biologicals, que, em 2024, foi anunciada com o propósito de ampliar nossa atuação por uma agricultura cada vez mais rentável, sustentável e eficaz.
Nessa linha, a Syngenta vem investindo em soluções biológicas como o MEGAFOL® - um bioativador à base de extratos vegetais e algas que se destaca por sua tripla ação: mitigação de estresses abióticos, aceleração da recuperação das plantas e ativação do metabolismo para um melhor desenvolvimento vegetativo. A solução é especialmente eficaz em períodos adversos, nos quais os cultivos enfrentam situações como déficit hídrico, alagamentos, oscilações térmicas, nebulosidade, salinidade e estresse químico (fitotoxidade).
A companhia aproveita o Show Rural 2025 para fazer o lançamento do bioestimulante YieldOn®, capaz de aumentar a produtividade de grandes culturas por meio da modulação do metabolismo, divisão e expansão celular, melhorando o transporte de açúcares e nutrientes, além da biossíntese de lipídios. Além disso, outra novidade da empresa no segmento de bioinsumos é o fungicida microbiológico REVERB®, indicado para o controle de doenças na soja.
Demonstrando sua expertise em soluções integradas para o tratamento de sementes (TS), a Syngenta destaca as tecnologias AVICTA COMPLETO®, focada na soja, e CRUISER® ADVANCED, focada no milho, junto do biológico para o tratamento de sementes ARVATICO®, para soja, milho e algodão. Além do RIZOLIQ® LLI, inoculante para fixação biológica de nitrogênio na soja, que permite o tratamento antecipado da semente por 60 dias junto a fungicidas e inseticidas de última geração.
Sementes: mais produtividade
Para a NK sementes, os destaques ficam por conta do lançamento do híbrido de milho NK501 VIP3, que soma alto potencial produtivo com estabilidade, boa tolerância ao complexo de enfezamento, boa qualidade e produção de silagem de alto investimento. Além de ser uma excelente opção para abertura de plantio e de ter ótima sanidade foliar. Outra grande novidade é o NK401 VIP3 – híbrido superprecoce que se destaca pela produtividade e estabilidade.
A Nidera também marca presença no Show Rural 2025, reafirmando seu compromisso da com a inovação, com destaque para dois híbridos de milho. O primeiro deles é o NS44, um super precoce que se destaca por seu excelente potencial produtivo e estabilidade em condições adversas de clima, apresentando ótima sanidade foliar e boa tolerância ao complexo de enfezamento, sendo adequado tanto para produção de grãos quanto para silagem de alta qualidade. Já o NS71, um híbrido precoce, oferece elevada estabilidade produtiva aliada a uma boa qualidade de colmo e raiz, sendo uma opção robusta para a produção de grãos. Ambos foram desenvolvidos considerando as particularidades climáticas e os desafios agronômicos da região Sul, refletindo a estratégia da Syngenta de oferecer um portfólio integrado e complementar, contribuindo para o aumento da produtividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira.
Já a Golden Harvest, apresenta as variedades GH2459I2X e GH2463I2X, que têm foco especial nos estados da região Sul e prometem elevar os padrões de produtividade e estabilidade no campo. Estes dois lançamentos refletem o compromisso da marca em atender às demandas dos produtores rurais com soluções tecnológicas avançadas e adaptadas às condições regionais.
A GH2459I2X, por exemplo, se destaca como uma cultivar de ciclo 5.9, adaptada para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul de São Paulo. É uma cultivar de alto teto produtivo e estabilidade, que oferece segurança ao produtor aliado a um fenótipo excepcional. Apresentando excelente arquitetura de planta, alto potencial de ramificação e resistência ao acamamento.
Foco nos clientes
“Além de líder em tecnologias agrícolas, nos tornamos referência nas feiras do setor, apresentando com criatividade as inovações desenvolvidas para apoiar agricultores a superarem as dificuldades enfrentadas em lavouras diversas. Isso porque a Syngenta está verdadeiramente comprometida com o objetivo de ampliar a produção agrícola nacional e torná-la ainda mais eficiente, rentável e sustentável, mesmo em condições adversas como as que estão sendo enfrentadas nesta safra”, afirma André Savino, Presidente da Syngenta Proteção de Cultivos do Brasil.
“Iniciamos nossa participação no calendário de grandes feiras de 2025 reforçando nosso propósito de posicionar os agricultores no centro de nossas decisões, promovendo integração, excelência comercial e soluções personalizadas para os desafios característicos do negócio de sementes”. Tendo a inovação como parte de nosso DNA, seguimos orientados pela proximidade com nossos clientes, junto a quem queremos sempre alçar voos mais altos e promissores”, enfatiza Carlos Hentschke, Presidente da Syngenta Seeds Brasil e Paraguai.
Para a edição deste ano, a companhia contará com um espaço exclusivo para receber clientes interessados em tirar dúvidas sobre as principais soluções do portfólio e levará ao evento informações e entrevistas com especialistas do setor, que compartilharão suas perspectivas sobre o cenário atual do agronegócio.