CI

Paraná pode dobrar produção de feijão na primeira safra

Preços do feijão caem no Paraná



Foto: Pixabay

De acordo com o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado nesta quinta-feira (30), a produção da primeira safra de feijão no Paraná foi revisada para cima e deve atingir 341,7 mil toneladas em 169,2 mil hectares. O volume representa mais que o dobro da produção de 2024, quando foram colhidas 160,4 mil toneladas em 107,8 mil hectares.

A produtividade média no estado está estimada em 2.020 kg/ha, a segunda melhor da história para a safra de verão, ficando atrás apenas da colheita de 2019/2020 (2.075 kg/ha). O destaque foi a região dos Campos Gerais, onde a produtividade alcançou 2.378 kg/ha, reflexo do investimento em tecnologia e de condições climáticas favoráveis.

Apesar do bom desempenho, a grande oferta pressionou os preços para baixo, fazendo com que muitos produtores desistissem do plantio da segunda safra, conhecida como safra da seca. A área já semeada chega a 25% do total esperado, mas o plantio deve recuar 16% em relação a 2024, totalizando 365,8 mil hectares.

Caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, a produção da segunda safra pode alcançar 666,8 mil toneladas, ficando abaixo das 674,4 mil toneladas colhidas no ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.