CI

Outono 2025: primeiras ondas de frio devem chegar em abril

Frentes frias avançam e trazem queda de temperatura



Foto: Pexels

O outono marca a transição entre o calor do verão e o frio do inverno, e as primeiras massas de ar frio mais intensas começam a avançar do Polo Sul em direção ao centro do continente sul-americano.

De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, "as projeções indicam que, ainda no primeiro decêndio de abril, pelo menos duas frentes frias devem impulsionar o avanço de ar polar sobre o Brasil, favorecendo a queda de temperatura em diferentes regiões do país ao longo dos próximos dias".

O primeiro episódio de frio deve ter origem em uma massa de ar polar no Pacífico, na costa do Chile. Segundo Rodrigues, uma frente fria deve canalizar essa massa pela Cordilheira dos Andes, levando o ar frio até o sul da Argentina, onde tende a se intensificar por volta do dia 31 de março.

Veja também: El Niño é um cenário possível e traz uma situação de risco para o Brasil

Esse sistema avançará rapidamente pelo centro do continente, atingindo Argentina, Paraguai, Bolívia, oeste do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso, sul de Rondônia, além do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul ainda no dia 1º de abril. "A partir do dia 2, o sistema perde intensidade", explicou o meteorologista.

A segunda incursão de ar frio está prevista para iniciar no dia 6 de abril, vinda da costa da Argentina."A expectativa é de que essa massa polar avance na retaguarda de áreas de instabilidade, chegando ao Sul do Brasil a partir do dia 7", detalha Rodrigues.

As projeções atuais indicam que, até o dia 9, o ar frio poderá alcançar partes do Centro-Oeste e Sudeste, afetando especialmente o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. "As temperaturas tendem a se manter amenas até, pelo menos, o dia 12 de abril", disse Rodrigues.

Mesmo com o avanço das massas polares, não há previsão de um padrão típico de inverno. Segundo Rodrigues, as temperaturas mínimas devem variar entre 4°C e 8°C nos pontos mais frios, especialmente durante a segunda onda de frio. “Essas temperaturas mais baixas devem se concentrar em áreas de maior altitude, como as serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sul do Paraná e as regiões montanhosas do Rio de Janeiro e Minas Gerais", acrescenta.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

As temperaturas tendem a se manter amenas até, pelo menos, o dia 12 de abril Mesmo com o avanço das massas polares, não há previsão de um padrão típico de inverno. 

Segundo Rodrigues, as temperaturas mínimas devem variar entre 4°C e 8°C nos pontos mais frios, especialmente durante a segunda onda de frio. “Essas temperaturas mais baixas devem se concentrar em áreas de maior altitude, como as serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sul do Paraná e as regiões montanhosas do Rio de Janeiro e Minas Gerais", acrescenta.

Nas demais áreas, os valores devem oscilar entre 8°C e 12°C nos dias mais frios. Não há indicativo de geada ampla, mas Rodrigues alerta que não se descarta a ocorrência pontual em locais elevados nos dias 1º, 2 e a partir de 4 de abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.