CI

Alta do algodão é impulsionada por oferta restrita

Alta foi registrada nos últimos dias


Foto: Canva

Os preços do algodão em pluma registraram aumento nos últimos dias, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No dia 21 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, alcançou a marca de R$ 4,00 por libra-peso (lp), valor que não era observado desde meados de abril de 2024.

Pesquisadores do Cepea atribuem esse movimento de alta a um cenário de oferta ainda restrita aliado a uma demanda mais firme. Embora haja uma expectativa de colheita recorde para a safra 2023/24, a disponibilização dessa nova pluma no mercado spot nacional está prevista apenas para as próximas semanas ou meses. Esse atraso na oferta mantém os preços de negociação elevados.

Além disso, o baixo volume de algodão remanescente da temporada 2022/23 e a postura firme dos vendedores têm contribuído para a sustentação dos preços domésticos, especialmente no caso de pluma de qualidade superior. Essa dinâmica de mercado reflete um equilíbrio delicado entre a oferta e a demanda, com os agentes do setor aguardando a chegada da nova safra para ajustes nos preços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.