CI

Animais morrem em Muzambinho MG

O Instituto Sul Mineiro de Agropecuária (IMA) está monitorando outros casos suspeitos nos rebanhos do munícipio



Foto: Prefeitura Muzambinho

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

O Departamento de Agricultura e Vigilância Sanitária de Muzambinho, no Sul de Minas Gerais, alerta sobre o surto de raiva no município nas últimas duas semanas. Até o momento três bovinos morreram em decorrência da doença causada por vírus. A transmissão acontece quando o vírus da raiva presente na saliva do animal infectado entra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

De acordo com a Vigilância Sanitária, outras suspeitas da doença estão sendo investigadas após relatos de produtores que seus animais tenham morrido com sintomas da doença em suas propriedades rurais.  Em nota a prefeitura informou que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está monitorando os casos e já está promovendo ações de defesa agropecuária, inclusive com projeto para o controle de morcegos hematófagos.  

Vacinação 

A orientação é que os produtores vacinem todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos, contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose e revacinar anualmente. Já os cães e gatos acima dos três meses de idade também devem ser vacinados contra a raiva, que é uma zoonose transmitida entre os animais e humanos e causa morte em praticamente todos os infectados.

Ao se tratar de morcegos, as autoridades alertam que não é para tentar fazer a captura e acionar a Vigilância Sanitária.  Os produtores que observarem sintomas neurológicos em seus animais devem isolá-los, não ter contato com a saliva do animal e procurar um médico veterinário imediatamente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.