UE apresenta visão para o futuro da agricultura e alimentação
Ursula von der Leyen enfatizou a importância dos agricultores

A Comissão Europeia revelou recentemente sua Visão para a Agricultura e a Alimentação, um roteiro ambicioso para fortalecer a competitividade, resiliência e sustentabilidade do setor agroalimentar. O plano busca garantir um sistema justo para agricultores e operadores, preparando o setor para o futuro. Entre as prioridades, destaca-se a simplificação das políticas e o incentivo à inovação digital. Em 2025, a Comissão proporá um pacote de simplificação legislativa e uma estratégia digital para a agricultura.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, enfatizou a importância dos agricultores na segurança alimentar da UE, destacando desafios como a concorrência global e as mudanças climáticas. Para fortalecer o setor, a Visão foca em quatro pilares: tornar a agricultura mais atrativa, garantindo renda justa e apoio público bem direcionado; reforçar a competitividade e resiliência, alinhando normas de produção dos produtos importados e promovendo o bem-estar animal; preparar o setor para o futuro com incentivos à sustentabilidade, adoção de biopesticidas e melhor gestão da água; e assegurar condições de vida e trabalho dignas no meio rural, com políticas voltadas à inovação e redução do desperdício alimentar.
A futura Política Agrícola Comum (PAC) deverá ser mais simplificada e eficiente, com incentivos diretos para os agricultores que realmente produzem alimentos, priorizando jovens produtores e aqueles em regiões com desafios naturais. A Comissão reforça que a estratégia busca equilibrar segurança alimentar, sustentabilidade e inovação, garantindo um setor agroalimentar forte e competitivo na Europa. As informações são de vozdocampo.pt.