Leite industrializado atinge 6,7 bilhões de litros no 4º tri de 2024
Paraná mantém 2º lugar na produção de leite do país

O volume de leite industrializado no Brasil alcançou 6,7 bilhões de litros no quarto trimestre de 2024, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada pelo IBGE e analisada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). Trata-se do melhor resultado para o período desde 2020, quando foram registrados 6,8 bilhões de litros.
No ranking nacional, o Paraná manteve a segunda colocação, com a entrega de 1,07 bilhão de litros aos laticínios. “Esse é o maior volume já registrado no estado desde o início da série histórica”, informou o boletim do Deral divulgado nesta quinta-feira (24). Minas Gerais segue na liderança nacional, com uma produção cerca de 70% superior à paranaense.
A produção no Paraná apresenta trajetória de crescimento contínuo nos últimos anos, com exceção de 2021, quando houve uma redução de 947 milhões para 894 milhões de litros. A recuperação ocorreu já em 2022, e desde então o estado tem mantido tendência de expansão na atividade.