CI

México: clima favorece amadurecimento das culturas de verão

Chuvas no sudeste mexicano favorecem as safras de inverno



Foto: USDA

Segundo o Weekly Weather and Crop Bulletin divulgado na terça-feira (22) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o México registrou uma distribuição irregular das chuvas, com precipitações concentradas na Costa do Golfo, enquanto o clima seco prevaleceu nas porções central e ocidental do país.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

No sudeste, especialmente do sul de Veracruz até a Península de Yucatán, as chuvas mais intensas variaram de 25 a 100 mm, contribuindo para o aumento tardio dos níveis dos reservatórios, algo crucial para o desenvolvimento das safras de inverno. Regiões como o sul de Tamaulipas também foram beneficiadas, embora as precipitações tenham sido mais irregulares e leves em outras áreas costeiras.

Por outro lado, o clima seco se manteve nas principais áreas agrícolas centrais e no noroeste mexicano. No cinturão de milho do planalto sul, que vai de Jalisco a Puebla, as condições secas e as temperaturas elevadas, que alcançaram máximas diurnas nos 30 °C, favoreceram o amadurecimento das culturas de verão. No entanto, as bacias hidrográficas do noroeste enfrentaram grandes perdas por evaporação devido à falta de chuvas , com precipitações isoladas acima de 10 mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.