Focos de queimadas caem 79% no Tocantins
Taxa de redução na curva de crescimento é a maior registrada desde setembro
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), divulgou na última quinta-feira (3) o 4º Boletim Climático e Riscos de Incêndio, destacando uma redução expressiva de 79% nos focos de incêndio entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro. Foram registrados 259 focos no período, em comparação aos 1.258 focos observados na semana anterior.
Entre os municípios com maior número de focos, Formoso do Araguaia lidera com 41 registros, seguido por Sandolândia com 28 e Mateiros com 21. Já a microrregião de Araguaína apresentou o menor número de focos, com apenas 1,2% do total, enquanto a microrregião do Rio Formoso concentrou 35,9% das ocorrências de queimadas.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
O boletim também trouxe previsões meteorológicas, indicando temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar nas três principais regiões do estado. No norte, a temperatura média foi de 27,8ºC com 68% de umidade; na região central, os termômetros marcaram 33,5ºC com 41% de umidade; e, no sul, a média foi de 29,6ºC com 46% de umidade. O monitoramento hídrico revelou queda nos níveis dos rios devido à estiagem, mas com leve recuperação em relação ao ano anterior. A estação Jatobá, no Rio do Sono, registrou um nível de 2,80 metros, superior aos 2,65 metros observados em 2023.
O boletim, elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) em parceria com o Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é publicado semanalmente e fornece informações detalhadas sobre o clima, queimadas e o monitoramento hídrico das bacias do Tocantins.