CI

Preços do milho registram alta em Santa Catarina

Preço médio do milho pago ao produtor apresentou um aumento de 8,3% em Santa Catarina



Foto: Pixabay

Segundo dados da edição de dezembro do Boletim Agropecuário produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) divulgado pelo Observatório Agro Catarinense, o preço médio do milho pago ao produtor em Santa Catarina apresentou um aumento de 8,3% em novembro, em comparação ao mês anterior. Nos primeiros dias de dezembro, a cotação média estadual ultrapassou os R$ 68,00 por saca, indicando a continuidade da tendência de alta no mês.

A variação anual, em relação a novembro de 2023, foi ainda mais expressiva, com um aumento de 19,2%. Essa recuperação dos preços se iniciou no segundo semestre de 2024 e tem sido sustentada por diversos fatores.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Um dos principais fatores que influenciam a alta dos preços internacionais do milho foi o aumento das exportações dos Estados Unidos, que levou à redução dos estoques mundiais em dezembro de 2024. No mercado interno, a redução da demanda por milho também influenciou as cotações.

Apesar da expectativa de maior produção para 2025, estimada em 119,6 milhões de toneladas pela Conab, os preços devem continuar em alta de 3,4%. Fatores como as cotações do dólar e a intenção de plantio da segunda safra também estão influenciando o mercado este fim de ano, conforme o apontado pelo boletim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.