CI

Controle de doenças fúngicas foi eficiente na safra de uva

Produtores relatam boa safra de uva no Rio Grande do Sul



Foto: Divulgação

A colheita da uva segue em andamento na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, enquanto em Lajeado, no município de Dois Lajeados, a Safra 2024/2025 já foi finalizada com resultados positivos. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na última quinta-feira (20), as condições climáticas favoreceram a produção.

“O frio do inverno de 2024 proporcionou uma boa quebra de dormência e excelente brotação”, destaca o relatório. Além disso, a primavera registrou chuvas bem distribuídas, contribuindo para o desenvolvimento vegetativo e facilitando o controle de doenças fúngicas. Durante o período de maturação, a combinação de sol e calor garantiu uniformidade na colheita e um grau Brix satisfatório.

A incidência de pragas e doenças de impacto econômico não foi identificada. “Os tratamentos preventivos contra antracnose e míldio foram realizados dentro da normalidade”, informa o documento. No entanto, os agricultores relataram uma alta ocorrência de formigas na safra, exigindo maior atenção no controle da praga.

A produção de uvas da região de Lajeado é destinada principalmente às indústrias de suco e vinho locais. O preço mínimo de referência da fruta, com Brix 15°, é de R$ 1,59/kg. Mais da metade da produção foi comercializada para uma cooperativa local, que realiza o beneficiamento e esmagamento das uvas em uma indústria própria. Posteriormente, a produção é transportada e envazada por uma empresa de Farroupilha. Até o momento, foram processados 10,3 milhões de quilos de uvas provenientes de municípios como Dois Lajeados, São Valentin, Guaporé e Vespasiano Corrêa. O restante da produção foi destinado a indústrias da Serra Gaúcha, com destaque para a maior procura pelas uvas por parte das indústrias da região nesta safra.

Com a finalização da colheita em algumas áreas e o avanço do trabalho em outras, a safra de uva no Rio Grande do Sul mantém boas perspectivas, impulsionada pelo clima adequado e pelo manejo eficiente das plantações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.