CI

Produção de soja deve chegar a 8,7 milhões de toneladas na Bahia

Condições climáticas favoráveis nos últimos dias permitiram a retomada das atividades



Foto: United Soybean Board

A colheita da soja na Bahia entra na fase final, com projeções otimistas para a safra 2024/25. As condições climáticas favoráveis nos últimos dias permitiram a retomada das atividades, impulsionando o progresso das operações no oeste do estado.

Até o momento, aproximadamente 1,9 milhão de hectares já foram colhidos, com produtividade média revisada para 68 sacas por hectare. A estabilidade no início do plantio garantiu bons resultados para as lavouras semeadas na janela ideal, entre outubro e novembro.

Por outro lado, áreas de cultivo tardio sofreram com déficit hídrico entre fevereiro e março, o que pode comprometer parte da produtividade em municípios como Baianópolis, Cristópolis, Formosa do Rio Preto e São Desidério.

Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a comercialização da safra já alcançou 56% do total, com preços médios de R$ 115,38 por saca. O cenário segue positivo, impulsionado pela demanda aquecida no mercado nacional e internacional.

A expansão da produção baiana confirma a força da região no cenário agrícola nacional. Com 2,135 milhões de hectares cultivados, a Bahia se consolida como um dos principais polos produtores do país. Os produtores seguem atentos às oscilações do mercado e à logística de escoamento da safra, visando garantir bons resultados na reta final da comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.