Equipamento reduz desafios do plantio de mudas forrageiras
Máquina simplifica plantio de pastagens em Santa Catarina
A alimentação dos animais é fundamental para uma boa produtividade na pecuária. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a seleção do tipo de pastagem é um elemento importante. Segundo José Kauling, extensionista da Epagri em Bom Retiro, a escolha das espécies forrageiras é determinante para o sucesso pecuário. “As espécies forrageiras implantadas precisam ter capacidade produtiva, qualidade, palatabilidade, persistência, aceitação de consórcios e de sobressemeadura. No entanto, as que entregam estas qualificações, têm a sua implantação por mudas, tornando o trabalho manual e oneroso”, disse.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
De acordo com o divulgado pela Epagri, solucionar o problema da plantação de mudas de pastagens representa um obstáculo para ampliar a adesão a este sistema no ambiente rural. Pecuaristas e o extensionista da Epagri em Bom Retiro uniram-se na busca por uma máquina capaz de resolver essa questão.
O desafio foi aceito pela empresa Fitarelli, que se mostrou motivada e, mediante as demandas levantadas, produziu uma máquina com três linhas, espaçamentos reguláveis e caixa distribuidora de adubo. Os agricultores adquiriram a inovação tecnológica com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. A entrega foi feita no dia 12 de novembro em Bom Retiro para um grupo da Comunidade Cambará, conforme informações da Epagri.
Durante a entrega foi realizada uma demonstração prática. “A máquina comprovou a eficiência do plantio das mudas, tanto em área mecanizada como em área dessecada com cobertura e, inclusive, sobre pastagens de trevo”, relata o extensionista da Epagri.