CI

Como combater a Tristeza Parasitária Bovina

“Esses parasitas são transportados principalmente pelos carrapatos"



“Esses parasitas são transportados principalmente pelos carrapatos" “Esses parasitas são transportados principalmente pelos carrapatos" - Foto: Divulgação

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), conhecida como pindura, boca branca e mal triste, é uma doença comum na pecuária, causada por Anaplasma e Bebesiose. Esses parasitas, transmitidos por carrapatos e moscas hematófagas, se multiplicam nas hemácias dos bovinos, causando anemia e sintomas como mucosas esbranquiçadas e cansaço.

Animais de raças europeias e de cruzamento industrial são os mais afetados. A TPB pode resultar em febre alta, perda de apetite e fraqueza, além de levar a abortos e redução da produção de leite e carne em até 30% e 15%, respectivamente. A Embrapa destaca que 75% dos bovinos são expostos à TPB antes dos nove meses, mostrando seu impacto significativo na produtividade do rebanho.

“Esses parasitas são transportados principalmente pelos carrapatos e pela mosca hematófagas e os sintomas são: mucosa esbranquiçada, cansaço, pelo áspero, seco, desidratado e cabeça baixa. Os animais de raças europeias e de cruzamento industrial são os mais atingidos. É preciso ter atenção a febre alta, perda de apetite, anemia e fraqueza", recomenda o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

"Imagine o rebanho sofrendo de febre alta. Os animais mal conseguem levantar a cabeça. A produção de leite e de carne é comprometida e os bovinos perdem peso rapidamente. A taxa de mortalidade também pode aumentar, o que é um golpe duplo para a economia do produtor", analisa Vechiato.

Para reduzir as perdas da tristeza parasitária bovina, é crucial implementar estratégias de manejo eficazes, como o controle rigoroso de carrapatos, utilizando carrapaticidas e mosquicidas de qualidade, além de rotação de pastagens e higiene dos locais de alojamento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.