Chuvas atrasam colheita de trigo na Rússia, enquanto seca afeta Ucrânia
EUA encerram colheita de primavera com bons resultados
De acordo com o boletim Crop Monitor for AMIS desenvolvido pelo GEOGLAMA publicado na quinta-feira, (3), a colheita de trigo de primavera está em andamento em várias partes do mundo, com cenários variados quanto às condições climáticas. Na Federação Russa, a colheita avança sob condições favoráveis, mas chuvas intensas estão desacelerando o processo em algumas áreas da Sibéria. Paralelamente, a semeadura de trigo de inverno começa em solo seco, o que pode comprometer o desenvolvimento das lavouras nas fases iniciais.
Na Ucrânia, a situação é mais crítica. A semeadura de trigo de inverno está atrasada em mais de 50% do país devido à seca prolongada, afetando principalmente as principais regiões produtoras do sul e centro. Isso gera preocupações quanto ao rendimento das futuras safras.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Segundo os dados, na China, o cenário é positivo, com a colheita de trigo de primavera concluída em boas condições. Nos Estados Unidos, a colheita também está finalizada com rendimentos acima da média, enquanto a semeadura de trigo de inverno já começou em várias regiões.
No Canadá, o clima seco anterior nas pradarias ocidentais gerou condições variáveis para a colheita de trigo de primavera, que segue em progresso. Na Austrália, as condições são consideradas excepcionais em Nova Gales do Sul e Queensland, mas algumas áreas da Austrália do Sul e Victoria enfrentaram perdas de rendimento devido à seca.
Na Argentina, as condições são mistas para o trigo de inverno. Enquanto a falta de umidade e altas temperaturas comprometem o desenvolvimento nas regiões norte e oeste, chuvas abundantes nas áreas leste, central e sul têm favorecido o crescimento das lavouras, conforme as informações do boletim.