É essencial tratar as sementes das pastagens
A aplicação de fungicidas no tratamento das sementes é essencial
As pastagens brasileiras enfrentam sérios desafios devido a doenças que comprometem a qualidade das sementes forrageiras, impactando o desenvolvimento do pasto e a engorda do gado. Especialistas alertam que, sem medidas adequadas, a produção e a rentabilidade dos pecuaristas ficam ameaçadas. O tratamento industrial de sementes é fundamental para proteger as pastagens desde o armazenamento até a semeadura.
Michel Tomazela, engenheiro agrônomo da IHARA, destaca que o tratamento adequado de sementes previne danos causados por patógenos, especialmente fungos, que podem causar deformações e reduções significativas no desenvolvimento. A aplicação de fungicidas no tratamento das sementes é essencial para maximizar a germinação e garantir um desenvolvimento saudável das plantas.
Nesse contexto, a IHARA apresenta o PUREZA N, um fungicida e nematicida que controla os principais patógenos da pastagem. Com a tecnologia UHPS, o PUREZA N oferece melhor aderência às sementes e proteção prolongada. As sementes tratadas estão disponíveis nas principais sementeiras do Brasil, e os pecuaristas devem certificar-se de que receberam esse tratamento para garantir a qualidade do pasto.
“Os fungos, em particular, podem provocar deformações, redução de tamanho e podridões, resultando em perdas significativas. Além disso, esses problemas dificultam as exportações de sementes devido a restrições fitossanitárias. As sementes tratadas com PUREZA N ou CERTEZA N estão disponíveis nas principais sementeiras do Brasil. O pecuarista, ao adquirir suas sementes, deve certificar-se diretamente com o fornecedor de que elas receberam esse tratamento específico visando garantir a qualidade do pasto", explica.