Combustível sustentável estreia na aviação brasileira
O SAF comercializado é produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO)

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, anuncia a primeira comercialização de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Brasil. O biocombustível importado já está disponível na base do Aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro, que recebeu certificação ISCC, garantindo a rastreabilidade sustentável do produto.
O SAF comercializado é produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), reduzindo em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene de aviação convencional. A primeira remessa do combustível, com cerca de 550 mil litros, chegou ao Brasil em janeiro, vinda da Bélgica. Inicialmente, a mistura será de 10% de SAF com 90% de combustível fóssil, seguindo padrões internacionais.
Para Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra, a comercialização do SAF em escala comercial consolida a empresa como líder na transição energética do setor aéreo. A certificação ISCC também possibilita novas oportunidades no mercado de biocombustíveis, fortalecendo a posição da Vibra como referência em sustentabilidade. Com investimentos superiores a R$ 7 bilhões em energia renovável, a companhia segue ampliando sua atuação no segmento.
“Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para nossos clientes no mercado nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização. Continuaremos empenhando nossos esforços para tornar a matriz energética brasileira cada vez mais forte e competitiva, atendendo nossos clientes com o combustível que eles necessitarem”, afirma.