Produtores de Brumadinho aumentam a produção e comercialização de alimentos
O sítio Fotossíntese é uma das propriedades atendidas
O trabalho de produtores rurais de Brumadinho (MG) com a orientação técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está gerando resultados positivos para 480 famílias impactadas pelo rompimento da barragem na região há dois anos.
O projeto SuperAção Brumadinho, lançado em julho de 2019, envolve o Sistema CNA/Senar, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Senar Minas, com a parceria do Ministério da Cidadania, por meio da Aliança Brumadinho.
O município integra o cinturão verde da região de Belo Horizonte. Por essa característica, 51% das propriedades atendidas atuam na olericultura. Em 2019 foi realizado um diagnóstico para identificar o perfil produtivo e, desde fevereiro de 2020, essas famílias recebem a orientação técnica e gerencial do Senar gratuitamente.
“No primeiro ano de visitas técnicas, observamos que 70% dos produtores de frutas e hortaliças alcançaram lucro positivo. Isso foi possível após a implementação do gerenciamento da propriedade, como por exemplo, a anotação e controle de receitas e despesas”, declara a coordenadora nacional do projeto SuperAção Brumadinho, Luana Frossard.
Para o aumento considerável de produção, os técnicos ensinaram como fazer o controle de pragas e ervas daninhas. “A correção do solo foi outra prática bastante utilizada, evitando gastos excessivos com a adubação. Com o solo mais fértil a produção aumenta”, afirma Luana.
Transformação - Há um ano o casal de professores Gustavo e Nina vem transformando o sítio Fotossíntese em uma empresa rural. Antes, eles plantavam hortaliças para consumo próprio, mas a partir do acompanhamento da técnica do Senar Janaína Canaan perceberam que poderiam gerar renda.
“Quem esteve aqui há um ano fica surpreso agora porque mudou tudo. Temos mais de 20 variedades de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc's) e investimos no cultivo de tomate do tipo grape em uma estufa que eu mesmo construí durante a pandemia”, revela Gustavo.
O produtor realiza entregas semanais em condôminos e restaurantes de Brumadinho. “A cada semana que passa aumenta o número de clientes”, comemora.
A técnica Janaína conta que as próximas ações serão a implantação da rastreabilidade vegetal e a ampliação da produção de tomates entre outros produtos.
O casal de avicultores Márcio e Selma esteve no lançamento do projeto SuperAção Brumadinho, em 2019, quando relatou a dificuldade na comercialização de alimentos porque as pessoas tinham receio de comprar os produtos de Brumadinho após o rompimento da barragem.
“A cada dia a gente está melhor e mais animado. Fazemos o que tem que ser feito e o resultado está aparecendo. A produção de ovos aumentou em mais de 200% depois da ATeG do Senar. Agora está tendo uma saída muito boa. Tudo o que produzimos é vendido”, declara Márcio.
O desafio foi superado com a ajuda do técnico do Senar Victor Augusto Vasconcelos. Com adaptações no manejo nutricional e melhoria das instalações houve aumento na produção de ovos, saindo de 360 unidades por mês para cerca de 4.000 mensais.