Chuvas atrasam plantio do arroz em várias regiões gaúchas
Preço da saca de arroz sobe 0,84% no estado
Segundo dados do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (03), pela Emater/RS-Ascar, a semeadura do arroz avança de forma lenta no Rio Grande do Sul, com progresso concentrado na região Oeste do estado, onde os produtores aproveitaram períodos de clima seco, intercalados por chuvas moderadas e temperaturas elevadas. No entanto, nas regiões Sul, Campanha, Centro e Metropolitana, chuvas intensas entre os dias 23 e 26 de setembro interromperam tanto o preparo do solo quanto o início das primeiras semeaduras.
O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta uma área cultivada de 948.356 hectares, enquanto a Emater/RS-Ascar estima uma produtividade de 8.478 kg por hectare. Na Fronteira Oeste, a semeadura avançou rapidamente até o dia 26 de setembro, quando as chuvas interromperam as atividades. De modo geral, as precipitações foram suficientes para garantir uma boa germinação e emergência das plantas, exceto em algumas localidades de São Gabriel, onde volumes de até 200 mm causaram danos em áreas já preparadas para o plantio.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Em Maçambará, 30% dos 20 mil hectares previstos foram semeados. Os rizicultores de Uruguaiana e Barra do Quaraí estão otimistas com o aumento no preço do arroz, sendo considerado excelente pelos produtores, muitos dos quais ainda mantêm estoques em suas propriedades. Na Campanha, o excesso de umidade impediu o avanço do plantio, com apenas algumas centenas de hectares semeados até o momento. Em Dom Pedrito, as chuvas entre 23 e 26 de setembro danificaram taipas, canais e estradas internas, que precisarão de reparos, conforme dados do informativo.
Na região de Pelotas, as atividades de implantação foram interrompidas devido ao acúmulo de água nas lavouras. O Rio Jaguarão e a Lagoa Mirim registraram elevação em seus níveis, causando alagamentos em áreas próximas. A Barragem do Chasqueiro também atingiu 110,8% de sua capacidade de armazenamento, com um nível de 42,68 metros.
Em Santa Maria, a semeadura começou em municípios como Cachoeira do Sul e São Vicente do Sul, mas foi interrompida pelas chuvas, com apenas 2% da área prevista já plantada. Em Santa Rosa, as atividades estão suspensas devido à recorrência de chuvas, e os produtores esperam iniciar o cultivo na segunda quinzena de outubro, para aproveitar melhor a insolação no período de floração e enchimento de grãos.
Na região de Soledade, o excesso de precipitações inundou várzeas e interrompeu o preparo do solo. Embora o plantio de arroz pré-germinado tenha começado, apenas 2% da área prevista foi semeada até o momento.
No mercado, o preço médio da saca de 60 quilos de arroz no estado aumentou 0,84%, passando de R$ 115,00 para R$ 115,97, conforme o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar.