CI

Chuva reforça umidade para safras de inverno no leste da Ásia

No norte da Índia e no Paquistão, o clima favoreceu a colheita de culturas como arroz



Foto: Canva

Segundo o relatório "Weather and Crop Bulletin", publicado nesta terça-feira (22) pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as chuvas persistiram na região do sul da Ásia, mesmo após a retirada oficial da monção proveniente do sudoeste da Índia. As precipitações mais fortes, superiores a 50 mm, foram predominantemente registradas no sul do país, embora também tenham sido observadas de forma esparsa em regiões como Gujarat e Bengala Ocidental. Embora o excesso de chuva tenha prejudicado o amadurecimento das colheitas de kharif, essas precipitações são consideradas como benéficas para assegurar um bom nível de umidade antes do plantio das colheitas de rabi, que se inicia no começo de novembro.

Em outras regiões, o clima seco e quente predominou no norte da Índia e no Paquistão, o que favoreceu a colheita de culturas como arroz e algodão.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Sobre a região leste da Ásia, no leste da China, uma série de chuvas moderadas, variando entre 10 e 50 mm, melhorou as condições de umidade do solo nas zonas de cultivo de inverno, especialmente no Vale do Yangtze. O calor atípico, com temperaturas até 4°C acima da média, favoreceu a germinação e o estabelecimento das safras de trigo e colza recém-plantadas, promovendo um avanço na produção agrícola, especialmente na Planície do Norte da China.

No Sudeste Asiático, chuvas consideráveis, que oscilaram entre 25 a 100 mm, foram registradas nas Filipinas e na maior parte da Indochina. Essas precipitações são positivas para o armazenamento de água para irrigação antes da semeadura do arroz na estação seca, porém estão atrasando o amadurecimento das colheitas da estação chuvosa. Contudo, em regiões da Malásia e Indonésia, chuvas mais fortes, atingindo até 200 mm, retardaram a colheita de dendê, embora mantenham o solo úmido e favorável para as árvores.

Em Java, o principal produtor de arroz da Indonésia, as chuvas foram menos expressivas, exceto em distritos mais ocidentais, permitindo que os agricultores iniciassem os preparativos para a plantação de arroz da estação chuvosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.