Oriente Médio: trigo e cevada avançam com umidade do solo
Turquia e Irã recebem chuvas essenciais para a agricultura

As condições climáticas no Oriente Médio apresentaram melhorias significativas para o desenvolvimento agrícola, segundo o Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A região recebeu chuvas e neve generalizadas, o que ajudou a recuperar a umidade do solo, favorecendo o crescimento das lavouras de trigo e cevada na primavera. O fenômeno foi impulsionado por uma massa de ar frio de movimento lento, que provocou precipitação entre 10 e 80 mm (equivalente líquido) em diversas áreas.
As chuvas foram particularmente benéficas para locais que enfrentavam seca, como o sudeste da Turquia (região GAP) e o sudoeste e nordeste do Irã. Já as temperaturas ficaram, em média, 2 a 6°C abaixo do normal em quase toda a região, exceto no sul do Irã. Esse cenário ajudou a manter os grãos de inverno dormentes no norte, o que pode ser favorável para a safra, mas também resultou em um desenvolvimento mais lento do trigo e da cevada nas áreas centrais e meridionais, onde normalmente o clima é mais quente.