Tecnologia moderniza produção de cana
“Projetamos que essa inovação trará um impacto positivo na produtividade"
![Desenvolvido por uma empresa nacional, o robô Solix AG Robotics utiliza inteligência artificial (IA)](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/e7390f16960b4976bcf47076436c6267_858x483.jpg)
De acordo com o Clube de Engenharia, a usina sucroenergética Cruz Alta, localizada em Olímpia, no oeste paulista, implementou uma inovação tecnológica para combater as plantas invasoras que comprometem a produtividade de seus canaviais. Desde abril de 2024, a unidade, pertencente ao grupo francês Tereos, tem utilizado em caráter experimental duas plataformas robóticas autônomas, com 2,5 metros de altura, 2 metros de profundidade e 12 metros de envergadura, para pulverizar herbicidas nas plantações.
Desenvolvido por uma empresa nacional, o robô Solix AG Robotics utiliza inteligência artificial (IA), visão computacional, sensores e outros recursos tecnológicos para diferenciar a cultura agrícola das ervas daninhas e aplicar o pesticida de maneira seletiva.
O engenheiro-agrônomo José Olavo Bueno Vendramini, superintendente de Excelência Agronômica e Negócios Agrícolas da Tereos, destacou que os primeiros testes do projeto-piloto foram promissores, resultando em uma redução de cerca de 50% no uso de defensivos agrícolas. Ele ressaltou que a expectativa é de que essa inovação contribua para o aumento da produtividade agrícola a médio e longo prazo, ao diminuir a presença de plantas invasoras e promover o crescimento saudável da cana-de-açúcar.
“Projetamos que essa inovação trará um impacto positivo na produtividade agrícola a médio e longo prazo com a diminuição de plantas daninhas e o crescimento saudável da cana-de-açúcar”, comenta.
A Tereos se tornou pioneira no uso do Solix em canaviais, um passo importante no controle de plantas invasoras, que, segundo estudos, podem reduzir até 40% a produtividade dessa cultura. Além de beneficiar as propriedades rurais brasileiras, a solução já está sendo aplicada em outros países como Estados Unidos e Canadá, destacando o alcance internacional da tecnologia desenvolvida.