CI

Agrishow: lançamento da maior colheitadeira de duplo rotor do mundo

Agrishow ocorre de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP)



Foto: Divulgação

Durante a 30ª edição da Agrishow, que ocorre de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP), a New Holland apresenta ao público a renovação completa de sua linha de colheitadeiras CR, de duplo rotor, com o lançamento oficial de 6 modelos com automação baseada em tecnologia de inteligência artificial, além de disponibilizar comercialmente no Brasil a CR11, maior colheitadeira do mundo de duplo rotor.

“Esses novos produtos se juntam à CR5.85 e às linhas TC e TX para formar o mais completo portfólio de colheitadeiras do país. No ano do seu cinquentenário, a New Holland mostra que é uma marca que não esquece seu passado, do qual nos orgulhamos de ter sido, entre outras coisas, pioneiros na tecnologia de duplo rotor no mundo. No entanto, seguimos inovando e criando novas soluções para atender às necessidades dos agricultores, independentemente do tamanho da operação, para que produzam cada vez mais e com maior eficiência, de forma sustentável e reduzindo custos”, diz Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Linha CR

Além do novo design Natural Flow, que traz ondulações nas laterais das máquinas, uma das novidades que chama atenção para a linha CR remodelada, representada pelos modelos CR6, CR7, CR7+, CR8, CR9 e CR10, é que o sistema de automação IntelliSense agora é opcional para mais modelos desta família, com exceção da CR5.85. Os modelos CR9, CR10 e CR11 já vêm com o sistema de fábrica.

O IntelliSense ajusta automaticamente a máquina para garantir máxima performance, mínimas perdas e alta qualidade de grãos. A inteligência artificial busca a melhor configuração para cada colheita, tirando uma foto a cada 20 segundos com a câmera de grãos (a Grain Cam), e selecionando a melhor configuração entre 280 milhões de possibilidades.

Isso proporciona mais autonomia na tomada de decisão, alinhando-se com as necessidades específicas da colheita. Além de prever inclinações do solo usando a passada anterior como referência, antecipando ajustes e deixando a automação ainda mais veloz.

“As novas CRs trazem mais tecnologia e sensores que permitem mais leituras e identificam, por exemplo, grãos quebrados ou grãos sujos, além de realizar ajustes de maneira proativa para adaptar a máquina às condições de colheita. É automação inteligente em tempo real, garantindo máxima performance, baixos índices de perdas e uma excelente qualidade de grão, além de oferecer mais autonomia na tomada de decisão, de acordo com o que for melhor para a colheita", reitera Kerbauy.

Outro destaque das novas CRs é o IntelliCruise, sistema que controla automaticamente a velocidade da máquina para que opere sempre na capacidade máxima e com a melhor alimentação. Ele acelera ou reduz a velocidade da colheitadeira conforme a variação de produtividade da lavoura, sem necessidade de interferência manual, apenas analisando a quantidade de material que entra na máquina em tempo real.

A conectividade incluída também é padrão na linha CR, garantindo que as máquinas suportem todos os recursos de conectividade. Os clientes poderão transferir dados, usar o suporte remoto, processar dados agronômicos e se conectar ao FieldOps, o aplicativo de gestão agrícola da New Holland, sem nenhum custo recorrente para eles.

Pioneira no sistema de duplo rotor (Twin Rotor), que em 2025 completa 50 anos de seu lançamento mundial, a New Holland aposta nessa tecnologia como um diferencial de suas colheitadeiras. O duplo rotor proporciona uma melhor separação entre vagem e grão, evitando acúmulo de palhiço, o que garante uma melhor qualidade de grão, menos danos mecânicos e menos sujeira no tanque graneleiro.

Além disso, permite uma melhor utilização do sistema de limpeza com a distribuição uniforme do material sobre a área de bandejão e peneiras, reduzindo perdas. Também garante melhor qualidade da palha e maior velocidade de debulha, aumentando a produtividade na colheita, entre outros benefícios.

CR11

Revelada na Agritechnica 2023 em Hanover, na Alemanha, a CR11 é a nova geração da linha carro-chefe de colheitadeiras da New Holland. Com um motor FPT Cursor 16, de 15,9 litros, com 775cv de potência e um tanque graneleiro de 20 mil litros, a CR11 possui plataforma de 61 pés e uma capacidade de descarga de 210 litros/s.

Trata-se da maior colheitadeira de duplo rotor já fabricada e que foi reprojetada para proporcionar maior produtividade, com perda mínima de grãos, melhor gerenciamento de resíduos e maior automação. Esses recursos visam reduzir o custo total da colheita de grãos.

Produzida no Centro de Excelência em Colheita da New Holland em Zedelgem, na Bélgica, a CR11 acumula prêmios, entre eles o Farm Machine 2024, levando honras na categoria de Colheitadeira de Classe Superior. O prêmio foi anunciado na Agritechnica 2023. Ela também venceu o Good Design Award 2023, apresentado pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago e pela Metropolitan Arts Press Ltd., dos EUA.

A máquina conta ainda com o novo sistema TwinClean, que incorpora diversas soluções para elevar a capacidade de limpeza e minimizar perdas. São dois sistemas de peneiras em sequência, cada um com peneira superior e inferior e sem-fim de grãos limpos, com base em uma bandeja de grãos com degrau maior até a primeira peneira superior.

O ventilador de alta potência garante fluxo de ar eficiente. Dois mecanismos automáticos de distribuição transversal — um na bandeja e outro nas peneiras superiores — asseguram carregamento uniforme em todas as condições.

Outro destaque da CR11 são as duas telas IntelliView 12 touchscreen que permitem controle e monitoramento completos da máquina, com a principal no console direito e a secundária no pilar A para mapas e navegação. Três câmeras padrão oferecem visão traseira, do tanque e do tubo de descarga; outras são opcionais, incluindo câmera 360° e do engate.

O operador agora pode controlar remotamente várias funções, como velocidades dos rotores, picador e descarga, além da reversão do DFR e rotores. A cabine também traz pedais e apoios redesenhados, volante de luxo, bancos de tecido premium ou couro e ar-condicionado multizona.

Um novo rádio Bluetooth permite controle pelo painel do teto ou pelas telas. Espelhos maiores ampliam a visibilidade, com opção de rebatimento elétrico no direito. Escadas facilitam a limpeza do para-brisa.

Já o pacote de iluminação é amplo na CR11: quatro faróis de LED de emergência, 13 luzes de trabalho na cabine, luzes de iluminação do campo e do tubo de descarga, oito traseiras, laterais, sob o capô e no compartimento do motor. Luzes de longo alcance de 36.000 lúmens com 500m de alcance podem ser adicionadas sob as asas do teto.

Novas plataformas

Para acompanhar a nova linha CR, a New Holland também apresenta na Agrishow as novas plataformas para colheita de grãos New Holland by MacDon, de 25, 50 e 61 pés draper, projetadas para maximizar a produtividade nas condições mais desafiadoras.

Recorde de colheita

As novidades da linha CR chegam à Agrishow na esteira do novo recorde brasileiro de colheita de soja, conquistado em março pelo produtor Ricardo Basso, de Luís Eduardo Magalhães (BA). Utilizando uma colheitadeira CR 10.90 IntelliSense, da New Holland, com configuração original, Basso colheu 481,2 toneladas em 8 horas consecutivas, estabelecendo o novo recorde nacional, certificado pelo RankBrasil.

Serviço:

30ª Agrishow – de 28 de abril a 2 de maio de 2025

Das 8h às 18h

Local: Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Informações: www.agrishow.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.