CI

Mato Grosso processou 1,21 milhão de toneladas de soja em março

Número representa um aumento de 13,45% em relação a fevereiro



Foto: Divulgação

O processamento de soja em Mato Grosso atingiu um marco histórico em março de 2025. De acordo com o boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado registrou o esmagamento de 1,21 milhão de toneladas de soja, o maior volume já registrado para o mês. O número representa um aumento de 13,45% em relação a fevereiro de 2025 e crescimento de 3,81% na comparação com março de 2024.

Segundo informações do boletim informativo do Imea, esse desempenho está diretamente ligado à ampliação da capacidade de processamento nas indústrias locais. Em 2025, diversas unidades industriais passaram por investimentos que permitiram maior eficiência operacional e aumento na capacidade de produção. Além disso, a retomada das atividades em fábricas que estiveram em manutenção no mês anterior também foi determinante para o expressivo resultado.

Apesar do avanço no volume processado, a margem bruta de esmagamento registrou queda. Em março, o indicador fechou com média de R$ 662,61 por tonelada, uma redução de 10,70% em comparação com fevereiro. A queda está relacionada à desvalorização dos coprodutos, como farelo e óleo de soja, e ao aumento nos preços da oleaginosa no mercado estadual.

A tendência de recuo nas margens continuou nos primeiros quinze dias de abril. Ainda de acordo com o Imea, a margem bruta de esmagamento teve nova redução de 1,38% frente à última quinzena de março, encerrando o período com média de R$ 649,17 por tonelada. A pressão sobre as margens segue sendo reflexo da valorização da soja, o que encarece o custo para as indústrias processadoras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.