Locação de máquinas premium no agronegócio cresce 20% com preço mais baixo e suporte integrado
Equipamentos já podem ser alugados com suporte total por 190 dólares por hectare

Quem nunca cobiçou aquela Ferrari? No agronegócio não é diferente. Produtores de médio e grande porte tem encontrado na locação a melhor fórmula para ter equipamentos de primeira linha que garantem até 40% de redução de custos resultantes de operação mais eficiente, manutenção e maior eficiência no campo.
"Registramos aumento de 20% na procura por locação. São grandes e médios clientes do agronegócio além de um grupo novo e organizado formado por cooperativas, o que é uma mudança significativa para o reconhecimento da importância da tecnologia no aumento da produtividade", afirma Eduardo Martinatti, diretor da RZK Rental.
O aumento da procura pela locação se explica também pelo cenário atual. O setor de máquinas e equipamentos registrou queda de 8,6% no Brasil em 2024, segundo dados da Abimaq. As vendas passaram a ter uma nova dinâmica de mercado, e o aluguel de equipamentos trouxe a flexibilidade e o acesso à tecnologia de ponta se tornam diferenciais importantes para o planejamento e a operação no campo.
Martinatti explica que a locação é uma ferramenta de gestão que libera capital de investimento, oferece acesso às máquinas mais avançadas do mercado e garante flexibilidade operacional para enfrentar safras desafiadoras ou acelerar o ritmo das operações.
O executivo dá o exemplo da colhedora CP770 da John Deere, a “Ferrari do agro”, avaliada em aproximadamente R$ 7 milhões. O cobiçado equipamento, reconhecido como um dos mais tecnológicos do mercado, já pode ser alugado por produtores rurais na RZK Rental a primeira empresa do Brasil a oferecer a locação desse modelo por um valor médio de 190 a 240 dólares por hectare por safra.
"Essa locação dá acesso a maquinário premium e oferece uma economia operacional que pode chegar até 30% ao agricultor, considerando a redução de custos com aquisição, impostos, manutenções (preditivas, preventivas e corretivas) e acesso a dados e mapas de colheita que antes não eram entregues por outros prestadores de serviços", afirma.
Além da CP770, a RZK Rental também é a primeira e maior locadora do país a oferecer outros equipamentos de alta tecnologia e eficiência, com capacidade de colheita e time de gestão capacitado para tirar o maior rendimento na produção.
"Acreditamos que existe um bom espaço para a locação de equipamentos agrícolas no mercado atual, principalmente quando aliada à tecnologia e ao suporte especializado. Trazer a CP770 com essa excelência traz para os grandes grupos algumas conclusões como, por exemplo, se tenho ganhos operacionais que podem chegar a 13% a mais, então posso ter em meu parque de colhedoras de algodão 13% menos máquinas", diz Martinatti.
A RZK Rental apresentará essas e outras soluções em tecnologia e locação de maquinário agrícola durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. A presença da empresa na feira reforça seu compromisso com a inovação no campo e será uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto os benefícios do modelo de locação com suporte técnico especializado.
A empresa também se destaca por operar no modelo full service, que inclui assistência técnica especializada durante toda a locação. Isso garante mais segurança e continuidade nas operações, com manutenção rápida e suporte técnico que evita perdas de desempenho ou paradas prolongadas.
Com atuação nos setores agrícola, a RZK Rental oferece um portfólio diversificado que inclui colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, tratores, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. A empresa se posiciona como uma parceira estratégica para produtores e empreendedores que buscam soluções eficientes e sustentáveis para suas operações.