O que você precisa saber sobre as chuvas que estão chegando no RS
Próximos dias serão marcados pelo retorno das chuvas
Os próximos dias serão marcados pelo retorno das chuvas no estado do Rio Grande do Sul, conforme prevê Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink. A chegada de uma nova frente fria, combinada com um forte suporte de ar quente e úmido vindo da região tropical, trará precipitações para região.
- Contexto climático
Apesar da memória recente do desastre climático ocorrido entre o final de abril e maio, é importante ressaltar que as chuvas previstas para este evento serão menos intensas. No entanto, os volumes projetados entre 100 a 200 mm para algumas localidades ainda podem resultar em impactos pontuais, como alagamentos e aumento dos níveis dos rios, que atualmente estão baixos após pelo menos 15 dias sem chuvas.
- Previsão detalhada
Sexta-feira
O dia começará com um aumento na sensação de abafamento devido à condição pré-frontal, caracterizada pelo acúmulo de ar quente à frente das instabilidades. A nebulosidade aumentará na fronteira sul do estado até o final do dia, com chuvas isoladas e pontuais previstas para o final da tarde e noite. Em Chuí, os volumes podem chegar a até 30 mm.
Sábado
A frente fria avançará em direção ao norte do estado, alcançando a região de Cruz Alta até o final do dia. As chuvas serão mais irregulares e pontuais, com acumulados variando entre 10 e 20 mm na maioria das estações. Contudo, algumas projeções indicam até 50 mm na região central, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Domingo
Os corredores de umidade reforçarão as instabilidades na metade norte do estado, com chuvas acima de 50 mm desde Frederico Westphalen até a região metropolitana de Porto Alegre. Em algumas áreas, as precipitações podem superar 70 mm, o que pode provocar alagamentos, enxurradas e aumento dos níveis dos rios menores.
Segunda-feira
As chuvas intensas continuarão sobre o norte do estado, principalmente entre Frederico Westphalen, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Acumulados podem superar os 60 a 90 mm, com possibilidade de atingir 100 mm pontualmente. No sudoeste do estado, a tendência é de redução das chuvas.
Terça-feira
A intensidade das chuvas deverá diminuir, mas ainda são esperados volumes entre 30 a 40 mm de forma localizada, especialmente nas áreas mais ao norte do estado.
- Alerta e precauções
Embora as chuvas não sejam tão intensas quanto as de abril e maio, os volumes previstos ainda requerem atenção. A população deve estar preparada para possíveis alagamentos e elevação dos níveis dos rios em algumas regiões. É aconselhável que todos acompanhem as atualizações meteorológicas e tomem as devidas precauções para minimizar os impactos das chuvas.
Gabriel Rodrigues destaca a importância de monitorar as condições climáticas e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança e bem-estar de todos.