MG: abacaxi, o limão, a manga e a uva apresentaram queda nos preços
Clima e dinâmica de mercado impactam preços das frutas
As estratégias de precificação no mercado de hortaliças e frutas são influenciadas por quatro principais características: custos, concorrência, oferta e demanda. O clima afeta diretamente esses fatores, sendo muitas vezes a razão das variações nos preços dos alimentos.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), juntamente com suas vinculadas – Emater-MG, Epamig e IMA – está monitorando os preços dos principais produtos comercializados no CeasaMinas, no entreposto de Contagem, para identificar o abastecimento alimentar no estado de Minas Gerais. A análise dos preços praticados permite identificar a oferta e a demanda, bem como os possíveis impactos no abastecimento. A metodologia utilizada compara os preços médios praticados na unidade Grande BH do Ceasa-MG na última quinzena (08/07/2024 a 19/07/2024).
Estabilidade e variações nos preços
Comparando os preços médios das principais frutas comercializadas no entreposto de Contagem entre a semana de 08 a 12 de julho e a semana de 15 a 19 de julho, os seguintes produtos registraram estabilidade nos preços: coco verde, maçã, mamão e melancia.
Entre as frutas analisadas, a banana e a laranja apresentaram elevação nas cotações:
Banana: Os preços subiram devido à baixa oferta.
Laranja: A menor disponibilidade, observada desde meados do ano passado devido à alta demanda da indústria, continua elevando as cotações da fruta.
Queda nos preços
O abacaxi, o limão, a manga e a uva apresentaram queda nos valores de venda, conforme levantamento realizado:
Limão: A demanda enfraqueceu devido às baixas temperaturas, refletindo em queda nos preços.
Uva: Mesmo com boa qualidade, os preços das uvas continuam recuando.